Ligando os pontos
Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.
Dados mostram que a indústria se prepara para voltar
O total de toneladas de papelão expedidas neste ano, de janeiro a abril, passou o volume do mesmo período do ano passado
29/05/2023 09:21
Para entender as perspectivas da economia no "mundo real", há um indicador que aparece pouco nas notícias, mas que acho muito significativo: o IBPO, sigla para Índice Brasileiro de Papelão Ondulado. Sim, como o nome diz, ele mede a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão.
Não há máquina de lavar nem computador que saia da fábrica sem sua embalagem de papelão ondulado. E, como esse tipo de papelão ocupa muito espaço para estocar, só é produzido quando há demanda quase garantida. Por isso, sua produção é um bom apoio para tentar enxergar o futuro.
Pois bem! O total de toneladas de papelão expedidas neste ano, de janeiro a abril, passou o volume do mesmo período do ano passado. Comparando os últimos cinco anos, aliás, a produção de papelão ondulado deste ano só perde para 2021 —quando ensaiamos aquela primeira retomada econômica da pandemia.
Os números do papelão concordam bastante com o levantamento feito com as indústrias de São Paulo, chamado Sensor, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O último dado, de maio, aponta expansão no mercado, nas vendas, no emprego e nos investimentos. Isso não acontecia desde agosto do ano passado.
Os dados mostram uma indústria tomando fôlego para retomar o passo. No relatório de confiança da Indústria da FGV de abril, vale dizer, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria teve seu maior avanço desde setembro de 2020, atingindo 80,7%.
A indústria, assim como os analistas do mercado, enxerga a aproximação de uma possível redução das taxas juros e, com isso, começa a se posicionar para um movimento de mais investimentos e produção.
Este é o tema da coluna de Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, na Folha de S.Paulo, nesta semana.
Clique aqui para ler o texto na íntegra.
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.