Mercado em Números
Os mais variados setores da economia sob a lupa da análise quantitativa.
Atenção à gangorra do risco-Brasil com o Ibovespa
O Ibovespa, o principal índice acionário brasileiro, está fortemente correlacionado negativamente com o CDS Brasil 10 anos, ou seja, quando o Ibovespa cai, o CDS sobe (e vice-versa).
29/09/2021 14:57
O CDS (credit default swap), também conhecido como "risco-país", é um contrato de balcão que oferece seguro contra o risco de inadimplência de um emissor de títulos. Ele reflete o risco de crédito e este também está presente nos preços das ações, uma vez que o risco influencia o valor das cotações.
O gráfico do CDS utiliza a notação "pontos-base". Um CDS de 300 pontos-base significa um custo de proteção de 3% sobre o valor segurado. Investidores, obviamente, exigem retornos maiores quando esta proteção está mais cara.
Quando em tendência de queda, o CDS representa um cenário apropriado para a redução da taxa Selic (o oposto também vale).
Ao fazer esta análise, verifica-se que o Ibovespa, o principal índice acionário brasileiro, está fortemente correlacionado negativamente com o CDS Brasil 10 anos, ou seja, quando o Ibovespa cai, o CDS sobe (e vice-versa).
Esta é uma informação valiosa para qualquer investidor. Guarde-a bem.
*Nilson Marcelo é analista CNPI-T credenciado pela APIMEC, administrador e possui mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais com foco na análise quantitativa. É também o fundador da Top Grafx, empresa voltada à análise de ações e derivativos.
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.