Modus Operandi
Economia Comportamental, com Thiago Raymon, gestor da Titan Capital.
Humor, Calendário e Investimentos
As anomalias de mercado são um reflexo desse emocional em todos os investidores.
10/08/2023 17:29
O que é anomalia? Em bom português, é o estado ou qualidade do que é irregular. Já em economês, é o que difere da racionalidade ou, mais precisamente, da noção de eficiência de mercado.
De forma bem resumida, para o cientista Eugene Fama, um mercado eficiente é aquele que reflete todas as informações disponíveis de maneira racional nos preços. Um consenso é que tentamos, mas não somos sempre racionais. Por exemplo, até que ponto seu humor afeta nas suas decisões?
Um dia bonito com o céu azul, sem trânsito, depois de uma noite bem dormida muda a sua expectativa sobre a rentabilidade da bolsa de valores no final do ano? A ciência mostra que isso é muito mais normal do que pensamos.
David Hirshleifer e Tyler Shumway, na pesquisa Good Day Sunshine: Stock Returns and the Weather, examinaram o índice de preços de 26 mercados acionários durante 15 anos e os compararam com o clima dos seus respectivos países.
Os resultados mostraram uma forte relação entre o brilho do sol e os retornos das ações. Mais precisamente, os dias ensolarados tiveram um retorno anual de impressionante 24% a mais que os dias nublados.
É inegável que o sol é um fator fundamental para o nosso humor. Psicólogos mostram que a baixa quantidade de luz no dia, como acontece no inverno de países mais distantes da linha do Equador, pode resultar até mesmo em depressão, síndrome conhecida como transtorno afetivo sazonal. Os cientistas Mark Kamstra, Lisa Kramer e Maurice Levi observaram como os retornos das ações de nove mercados (Estados Unidos, Suécia, Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia, Japão, Austrália e África do Sul) se comportam em período de dias mais curtos. Os retornos são significativamente menores para a época entre o outono até 21 de dezembro, data que marca a noite mais longa do Hemisfério Norte.
Pode jogar uma pedra aquele que não gosta de uma sexta-feira. Afinal de contas, ainda tem dois dias para chegar a segunda-feira, que, convenhamos, não é o dia mais popular na semana. E, sim, isso também afeta nos retornos das ações.
Uma série de estudos mostra o efeito do calendário na precificação do mercado acionário, mostrando retornos superiores ou inferiores em determinadas épocas do ano, ou da semana.
Entre essas anomalias estão o Efeito Final de Semana (retornos da segunda-feira significativamente menores do que os de sexta-feira), Efeito Rally do Papai Noel (retornos positivos entra os 5 últimos dias do ano e os 2 primeiros do ano seguinte), Sell in May and Go Away (quedas nos preços dos ativos no mês de maio), entre outros.
É fato que o humor afeta nossas decisões. Somos mais críticos e pessimistas ao estarmos de mal humor e somos mais otimistas e ignoramos certos riscos quando estamos bem.
As anomalias de mercado são um reflexo desse emocional em todos os investidores. É claro que não podemos esperar que todas as segundas-feiras sejam desastrosas e que em todos os dias de sol a bolsa suba, mas haverá dias que o mercado irá “provar” essas anomalias.
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.