Pergunte ao especialista
Especialistas em finanças, investimentos e proteção patrimonial respondem a dúvidas sobre vida financeira.
A briga pela herança bilionária de Gugu Liberato traz uma lição
Só há duas certezas na vida: a morte e os impostos.
01/12/2022 13:52
Só há duas certezas na vida: a morte e os impostos. E mesmo tendo ouvido esse ditado inúmeras vezes, por que insistimos em não nos planejarmos para esse momento?
O processo de inventário, para levantamento dos bens deixados, identificação dos herdeiros, quitação das dívidas e, transferência definitiva dos bens, custa caro e precisa ser planejado.
Incluindo honorários advocatícios, custas processuais, taxas e emolumentos de cartório e o ITCMD (imposto de transmissão causa mortis e doação), os herdeiros devem desembolsar, em situações normais, entre 15% a 20% do patrimônio deixado.
O problema que pode ser causado com a falta de planejamento virou manchete de jornal, com a morte do apresentador Gugu Liberato. Ele morreu em novembro de 2019, mas até agora seu inventário não foi concluído. Seus familiares seguem impedidos de usar seus bens.
E olha que o apresentador claramente se preocupava com o futuro de sua família após a sua partida, já que deixou um detalhado testamento, determinando a divisão dos bens.
Mas não basta um testamento para que nosso desejo seja cumprido após a morte. Como explicamos aqui.
A discussão sobre a forma de divisão de bens feita pelo apresentador travou todo o processo, fazendo com que a manutenção das filhas menores tenha que ser feita com autorização judicial até hoje.
Ao longo desses três anos desde a morte de Gugu, o patrimônio, avaliado em mais de R$ 1 bilhão vem sendo dilapidado a cada dia, sem que sequer o imposto devido tenha sido pago.
Não há como quantificar o quanto esse tipo de problema prolonga o sofrimento psíquico e financeiro dos envolvidos, tirando das mãos deles um patrimônio conquistado com muito esforço e que poderia ter o destino correto — se um planejamento sucessório adequado tivesse sido realizado no momento certo.
Quer saber mais sobre essas estratégias? Escreva para [email protected]
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.