Primeiros Passos
Descomplicando o mundo dos investimentos, para melhorar sua educação financeira
O que é IPO de uma empresa e como funciona
Oferta Pública Inicial, conhecida no mercado financeiro pela sigla IPO (de Initial Public Offering) é o nome que se dá para o momento em que as ações de uma empresa são vendidas ao público, em uma bolsa de valores, pela primeira vez.
02/03/2021 15:56
Um dos eventos mais acompanhados no mercado financeiro pelos investidores são os IPOs.
Oferta Pública Inicial, conhecida no mercado financeiro pela sigla IPO (de Initial Public Offering) é o nome que se dá para o momento em que as ações de uma empresa são vendidas ao público, em uma bolsa de valores, pela primeira vez.
Resumindo, o IPO marca o lançamento das ações de uma empresa na bolsa, tornando- se uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão. O dinheiro captado pode ser usados para expandir suas operações, comprar seus concorrentes ou até mesmo pagar suas dívidas.
O Monitor do Mercado vai te contar como funciona e te ajudar a entender quando vale a pena investir em um IPO.
Quais motivos levam uma empresa a abrir seu capital
Para a empresa, o IPO é um processo complexo porque envolve uma mudança na mentalidade dos gestores, que terão que fornecer informações sobre a empresa para o mercado e conviver com novos acionistas, sócios que poderão participar de tomadas de decisões sobre a companhia.
Isso porque vender ações é uma maneira de levantar recursos a longo prazo para a empresa. Para alguém se tornar seu sócio, ele precisa pagar por isso e esse dinheiro pode ser usado para fazer a companhia crescer.
Ao abrir o capital, a empresa também dá a possibilidade de os acionistas originais venderem suas ações a novos investidores do mercado, transformando essa venda de ações em dinheiro na conta.
Além disso, fazer o IPO dá a oportunidade de uma empresa melhorar sua imagem já que terá que ser mais transparente sobre as suas operações e resultados, o que normalmente resulta em duas coisas: ganho de credibilidade e mais projeção e reconhecimento do público.
As etapas de planejamento de um IPO:
- Roadshow: reuniões de apresentação realizadas por instituições financeiras que assessoram as operações para o mercado, que tem o objetivo de despertar o interesse de grandes investidores;
- Registro: a empresa precisa fazer o registro de companhia aberta junto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e solicitar listagem para a bolsa brasileira, a B3. As empresas também precisam solicitar autorização para vender suas ações;
- Prospecto: este documento apresenta as informações essenciais para o investidor entender a empresa que está abrindo o capital;
- Bookbuilding: esse mecanismo considera a quantidade de ações e por qual valor os investidores institucionais indicam que querem comprar para estabelecer o preço a que os papéis da empresa serão lançados.
Vale a pena investir em IPO?
A resposta para a pergunta “Vale a pena investir num IPO?” é semelhante à resposta para perguntas sobre a maioria dos produtos financeiros: Depende.
Antes de decidir investir em uma empresa que vai abrir seu capital ao público, você precisa avaliar qual tipo de investimento quer fazer.
Também é importante avaliar os concorrentes daquela empresa e ver o que ela pretende fazer com o dinheiro que você investir.
Abrir o capital é uma grande decisão para a empresa e pode significar um grande montante de dinheiro disponível para investir em novos projetos, por isso é importante pesquisar quais são as perspectivas de crescimento dessa companhia no futuro.
Acompanhe a análise de diferentes especialistas antes de tomar sua decisão.
Como participar de um IPO?
Se você já decidiu participar de um IPO, tem algumas coisas que você precisa saber.
- Você precisa ter conta em uma corretora: pode ser uma corretora independente ou de um banco. Você precisa preencher os documentos para fazer o pedido de reservas de ações. Nesse documento, você vai indicar quanto quer comprar da empresa e o quanto você aceita pagar por ação no leilão;
- Analise a empresa que fará o IPO: consulte os sites da CVM, B3 e da sua corretora para conhecer o que a companhia faz. Analise também as suas perspectivas de negócio e converse com o seu assessor de investimentos para correr menos risco de se arrepender;
- Pagar: quando o processo do bookbuilding terminar, você vai ser informado sobre o preço final das ações e sobre o número de papéis que você poderá adquirir. Depois disso, é só transferir os recursos para a sua conta, efetuar o pagamento e pronto.
Participar de um IPO pode ser uma grande oportunidade, pois é possível que ocorra supervalorização das ações após elas entrarem no mercado. Isto acontece se o valor final das ações estiver subvalorizado em relação ao que o mercado enxerga como um preço justo, ou pelo potencial de crescimento da empresa.
Nestes casos, as ações sofrem grande valorização logo após a realização do IPO, possibilitando aos detentores destas ações a revenda para a realização de lucro.
Vale reforçar que é preciso muito estudo e análise para encontrar essas oportunidades, porque o mercado é volátil e o preço das novas ações pode demorar a se ajustar. Como não há um histórico de negociações, é um pouco mais difícil de enxergar tendências.
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.