Retorno Garantido
As oportunidades e armadilhas dos investimentos em Renda Fixa, com Paula Lopes, da Wise Investimentos/BTG Pactual.
Por que ainda ligamos para as previsões do Banco Central?
A previsão do tempo também não é uma ciência exata, mas é melhor checar antes de fazer as malas.
10/11/2022 13:14
Se os economistas e analistas erram tanto suas previsões, por que a gente dá tanta atenção para elas? Bem, a previsão do tempo também não é uma ciência exata, mas é melhor checar antes de fazer as malas.
Você já cansou de ouvir que é preciso conhecer seu perfil de investidor e definir seus objetivos antes de fazer qualquer investimento. Mas se quiser sobreviver no mundo financeiro, vai precisar entender o cenário econômico e estar bem informado para tomar suas decisões.
Quando se trata de informações sobre economia e indicadores econômicos, o Boletim Focus do Banco Central é o documento mais completo a ser acompanhado por todos os investidores, mas, na verdade, poucos conhecem sua utilidade.
Ele é um documento divulgado pelo Banco Central semanalmente, que reúne as expectativas para indicadores que regem a economia brasileira, como o PIB (Produto Interno Bruto), o IPCA (nossa medida oficial de inflação), a taxa de câmbio e a Selic (taxa básica de juros no Brasil).
Além disso, o boletim também é um termômetro para o resultado da balança comercial, da dívida do setor público, do resultado primário das contas públicas e do investimento direto no país.
Esses dados são elaborados a partir de uma pesquisa de mercado com cerca de 140 instituições, como bancos, gestoras de recursos e corretoras, para saber o que estão enxergando para o futuro em termos econômicos, possibilitando uma melhor condução da política monetária pelo Banco Central.
E como as informações do Boletim podem te ajudar?
Se você tem um recurso para investir e vê que as projeções de mercado sugerem um aumento da inflação para o próximo ano, por exemplo, é bom considerar investimentos que se beneficiarão dessa alta. Se por outro lado, a expectativa é de queda na inflação, você pode buscar outras alternativas.
Ou melhor, imagine que você é um exportador ou um importador. É fundamental saber a visão do mercado em relação a taxa de câmbio para tomada de decisão sobre quanto ou quando armazenar, vender ou comprar.
“Então se eu acompanhar o Boletim Focus, vou ter certeza de tudo o que vai acontecer no mercado?”
Não! No mercado financeiro, ninguém trabalha com uma bola de cristal, mas sim com projeções! E as projeções são sempre feitas com observações diárias, que vão mudando de acordo com o cenário macroeconômico e servem para dar um norte aos principais indicadores.
Vale lembrar que a economia é uma ciência humana e com muitos fatores em jogo, ou seja: ela muda todo dia! Então, obviamente o relatório está longe de acertar todas as projeções, sempre. Já vimos várias vezes, inclusive, os números do relatório Focus divergindo com aquilo que o mercado está precificando no momento, e tudo bem. Essa relação entre projeções e cotações do mercado também é uma informação, principalmente quanto há discordância, o que enriquece as análises.
Se você preferir filtrar as opiniões e dar ouvidos só a quem acertou mais as previsões nos últimos tempos, há, no próprio Boletim Focus, uma tabela dos “TOP 5”, que reúne as projeções das cinco instituições que mais acertaram as previsões dos indicadores econômicos no passado.
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.