Retorno Garantido

As oportunidades e armadilhas dos investimentos em Renda Fixa, com Paula Lopes, da Wise Investimentos/BTG Pactual.

Problemas da Light e da Americanas escondem oportunidades

É preciso separar o joio do trigo e entender todo o cenário, para encontrar boas oportunidades

icone de relogio 18/04/2023 13:21

Os eventos ocorridos com Americanas e Light assustaram, não sem razão, o mercado. Mas é preciso separar o joio do trigo e entender todo o cenário, para encontrar boas oportunidades.

No início de 2023, o mercado de crédito corporativo brasileiro começou a encarar um cenário desafiador. A magnitude do caso Americanas envolvendo inconsistências contábeis na ordem de R$ 20 bilhões afetou o mercado de maneira relevante. Logo em seguida, a sensação de aversão a risco foi reforçado com rumores de que a Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, buscaria renegociação de suas dívidas.

Como reflexo dos eventos citados, os prêmios de crédito mostraram uma relevante elevação ao longo dos últimos dois meses. A abertura dos spreads reflete uma pressão vendedora de agentes de mercado, principalmente fundos de crédito, e também uma preocupação maior com os fundamentos de crédito das empresas em um cenário de maior restrição de oferta de crédito e juros altos.

No entanto, a abertura generalizada de spreads criou oportunidades para captura de prêmios elevados em ativos de empresas de alta qualidade creditícia, como os ativos abaixo que destacamos para essa semana.



Emissor

Ativo

Setor

Indexador

Vencimento

Duration aprox. (anos)

Taxa Indicativa*

Isento de IR?

Pagamento de Juros

Rating

ELEKTRO

EKTRC0

Distribuição de Energia Elétrica

IPCA +

out-31

5.91

IPCA + 6,28%

SIM

Semestral

AAA (S&P)

CELPE

CEPEC2

Distribuição de Energia Elétrica

IPCA +

jun-32

6.13

IPCA + 6,28%

SIM

Semestral

AAA (S&P)

CEMIG

CMTR29

Geração/Transmissão de Energia Elétrica

IPCA +

dez-29

5.25

IPCA + 6,09%

SIM

Semestral

AA+ (Fitch)



ELEKTRO E CELPE

A Neoenergia Elektro (ELEKTRO) e a Neoenergia Pernambuco (CELPE)​, são concessionária controladas pela ​Neoenergia, que oferece Fiança como garantia das debentures e é o 2° Maior Player de Distribuição de energia do Brasil (R$11,58BI de EBITDA/2022).

A ELEKTRO é responsável pela distribuição de energia elétrica a 2,9 milhões de clientes (mais de 6 milhões de habitantes), em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul, totalizando uma área total de concessão de 120mil km². Em pouco mais de duas décadas de existência, a empresa se consolidou como a melhor distribuidora de energia do País, conquistando por 10 anos a primeira posição no setor elétrico nacional.​

Já a CELPE, distribui energia elétrica para os 184 municípios pernambucanos e a Ilha de Fernando de Noronha, além da cidade de pedra de Fogo, na Paraíba. A companhia foi criada com o desafio de ampliar a distribuição de energia elétrica, investir na melhoria dos serviços e dotar Pernambuco de uma rede de abastecimento elétrico referência no Nordeste. Atualmente, a Neoenergia Pernambuco possui uma área de concessão é de 98,5 mil km² e fornece energia para 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes). ​

CEMIG

Com quase 70 anos de história, a CEMIG atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica e ainda na distribuição de gás natural.

No que tange a geração de energia, a CEMIG possui participações em 83 empreendimentos de geração em operação em 10 estados brasileiros, sendo 44 empreendimentos próprios, com 100% de participação acionária. São 76 usinas hidrelétricas, 6 parques eólicos e 1 usina fotovoltaica. A empresa, por intermédio de suas controladas e coligadas de transmissão de energia elétrica, opera uma rede de transmissão de mais 9.000 km, sendo o segundo maior grupo de transmissão de energia do País. Já quando falamos de distribuição, a empresa se destaca como maior comercializadora de energia no brasil.

De acordo com perspectivas, as empresas transmissoras estão dentre as mais conservadoras em termos de investimentos, dada a independência de demanda para geração de receita. Deste modo, deve permanecer um setor relativamente estável.

Vale lembrar que o objetivo da lista de ativos é a seleção de ativos em destaque no mercado para investimento em crédito privado. É importante sempre atentar-se ao seu perfil de investidor, ao prazo do ativo em relação a seus objetivos e ao tamanho da alocação.

Fontes: RI Neoenergia / RI CEMIG / BTG PACTUAL. Sempre consulte seu assessor de investimentos / As taxas podem sofrer alteração / Ativos sujeitos à disponibilidade

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.