Vivendo de Juros
O professor Eduardo Dantas traz dicas para investir e aproveitar a vida no "paraíso dos rentistas", que é o Brasil.
Por que é importante ter fundos imobiliários na carteira?
O professor Eduardo Dantas, explica alguns motivos para que você considere ter fundos imobiliários na sua carteira de investimento
11/10/2023 14:48
Olá meus caros amigos e amigas do Blog Vivendo de Juros, tudo bem com vocês?
Os fundos imobiliários são um tema recorrente do nosso podcast Vivendo de Juros, pois eles constituem uma parte importante do capital a ser recebido todos os meses pelos rentistas brasileiros.
Sempre comento sobre a maior estabilidade desse tipo de renda variável em relação a ativos como Ações e BDRs e, com a recente queda da Bolsa de Valores brasileira, essa tese se confirmou novamente.
O ponto inicial desse tema deve ser a compreensão que, tanto fundos imobiliários, como Ações de Empresas são tipos de Renda Variável e estão expostas ao sobe e desce do mercado. Porém, sempre coloco que os Fundos Imobiliários possuem uma menor variação a essa volatilidade tão comum na renda variável.
Uma das explicações para a maior constância nos preços dos fundos imobiliários é, justamente, a estratégia usada por quem adquire esse tipo de ativo. Algumas das características dessa estratégia são:
- Foco no longo prazo;
- Foco em receber os aluguéis;
- Análise da qualidade do ativo;
- Pensamento cumulativo do ativo (quanto mais eu tenho, mais eu recebo);
- Pensamento de que queda no preço significa oportunidade de compra.
Diferente do mercado acionário, que possui muita especulação no preço dos ativos, os fundos imobiliários possuem uma linha de raciocínio de acúmulo de capital e de rendimentos. Além disso, a sua base de composição de preço são imóveis.
Pense comigo. Você não vai vender a sua casa mais barato porque a bolsa de valores caiu, certo?
Observe o gráfico abaixo e veja como a linha laranja (representada pela bolsa de valores) possui muito mais alternância de valores do que a linha verde e vermelha, que representa o índice dos fundos imobiliários:
Perceba que, na maioria das vezes, quando a bolsa desaba, os fundos imobiliários têm uma leve queda, e quando a bolsa dispara, eles acompanham. Mas com uma velocidade menor. Isso é fato, não é boato!
Esses são apenas alguns motivos que você deve possuir fundos imobiliários de qualidade em sua carteira de investimentos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Marque uma reunião diretamente comigo.
Vamos em frente que atrás vem juros!
Grande abraço.
Confira o episódio do professor Eduardo Dantas sobre fundos imobiliários:
Imagem: Piqsels
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.