Vivendo de Juros
O professor Eduardo Dantas traz dicas para investir e aproveitar a vida no "paraíso dos rentistas", que é o Brasil.
É hora de tirar seus planos do papel
Agora que você decidiu viver de juros, é fundamental traçar uma meta sobre quanto você economizará para aplicar por mês, por ano e por uma década
18/08/2023 10:44
Bom dia, boa tarde ou boa noite, gente de sucesso!
É com muita alegria que inicio essa coluna voltada para todas as pessoas que querem viver de juros!
Toda semana publicarei conteúdos que aproximam as pessoas de seus objetivos financeiros e de seus sonhos.
Você já parou para pensar no que você fez hoje que te deixou mais perto de realizar o seu sonho?
Se a resposta é não, lhe dou uma boa notícia: ler este conteúdo já te deixará mais perto da vida que você idealizou, seja só para você, para a sua família ou para o mundo.
Para iniciar nossos trabalhos, escolhi falar de três temas essenciais para quem deseja atingir esse tão sonhado padrão de vida: o planejamento, a organização e o conhecimento.
- Baixe aqui a Planilha para Controle Total das Finanças
O Planejamento
Quando se toma a decisão de viver de juros (sim, é uma decisão racional e consciente) a pessoa precisará fazer uma reflexão sobre o que mais importa em sua vida.
Isso é necessário, pois todo planejamento envolverá metas, foco e disciplina.
Imagine que hoje as suas metas não são claras. Como você se focará em alcançá-las?
Mais ainda, como se disciplinará para atingir algo que você ainda não sabe o que é?
Agora que você decidiu viver de juros, é fundamental traçar uma meta sobre quanto você economizará para aplicar por mês, por ano e por uma década.
Quando essa meta for traçada, você deverá se policiar, pois haverão muitas tentações no caminho: um celular novo, um passeio fora de hora, uma compra por impulso ou até mesmo um carinho para você. É nesse momento que você deverá exercitar a sua disciplina.
Mas Edu, como eu posso me disciplinar?
Nesse momento você deverá lembrar do seu sonho. Sinta-se como se ele estivesse sendo realizado, pense em tudo de bom que acontecerá quando seu sonho de viver de juros estiver realizado. Pense no tempo que você terá para viajar, na qualidade de vida que você terá e em quantos outros sonhos você poderá realizar.
Lembre-se: O único lugar em que o "Sucesso" vem antes de "Trabalho" é no dicionário.
A Organização
Agora é hora de por tudo na ponta do lápis. Sim, eu sei que isso dá medo. Não desista. Seja forte e entenda que ter a consciência dos seus gastos é o primeiro passo para diminuí-los e aumentar a sua renda.
Assim que compreender e se conscientizar sobre tudo o que você gasta comece a pensar no que é prioritário: será que você precisa pagar mais de um serviço de streamming? Se você já viu tudo o que queria na Netflix, por que você continua pagando? E aquela mensalidade da academia, que todo mês é descontada, mas você nunca vai?
Corte tudo o que você não usa, isso reduzirá muito o seu orçamento. Gaste apenas com o que você realmente usa.
Assim que isso estiver pronto, você já saberá quanto poderá investir por mês.
O Conhecimento
Só o fato de você ter chegado até aqui já significa que você está interessado(a) em adquirir conhecimento. Talvez agora não seja a hora de você compreender todas aquelas letras, tão comuns no mercado financeiro, mas que lhe confundem a mente. Agora é o momento de compreender que enriquecer segue um princípio simples: gastar menos do que se ganha.
Se você compreendeu isso, eu lhe garanto que seu futuro já se transformou em algo de muito sucesso.
Vamos em frente, que atrás vem juros.
Até a próxima semana!
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.