Vivendo de Juros
O professor Eduardo Dantas traz dicas para investir e aproveitar a vida no "paraíso dos rentistas", que é o Brasil.
Selic em queda. É a hora de comprar mais fundos imobiliários?
É muito importante saber como é a gestão do FII, conhecer sua tese de investimento e seu portfólio. Isso poderá evitar muita dor de cabeça futura para o investidor.
25/08/2023 14:19
Boa semana meus caros amigos e amigas, tudo bem com vocês?
Com a queda de meio ponto percentual da taxa Selic e possibilidade de novos cortes em um futuro próximo, uma pergunta volta as manchetes: Afinal, é hora de se posicionar em Fundos Imobiliários, os famosos FIIs?
Para responder essa questão, primeiramente vou explicar resumidamente o que é um Fundo Imobiliário.
Aliás, esse é o tema do vídeo da semana, no nosso podcast, no YouTube do Monitor do Mercado. Espero que gostem. O texto continua depois do vídeo.
E quem quiser falar diretamente comigo, pode sempre clicar aqui, para conversarmos via WhatsApp.
Os Fundos de Investimento Imobiliário são um tipo de Fundo de Investimento com portfólio composto, principalmente, por ativos do mercado imobiliário. Sendo assim, quem investe neles está adquirindo cotas de fundos administrados por gestores profissionais, responsáveis pela compra e venda dos ativos que irão compor o fundo.
Podemos dizer que os FIIs são opções coletivas de investimento, pois reúnem um grupo de investidores que têm o mesmo propósito, receber os louros do fundo.
É muito importante lembrar o leitor que os FIIs podem negociar imóveis físicos ou títulos lastreados no mercado imobiliário. Por esse motivo, antes de fazer qualquer investimento em FII, é muito importante saber como é a gestão do FII, conhecer sua tese de investimento e seu portfólio. Isso poderá evitar muita dor de cabeça futura para o investidor.
Ok, agora que compreendemos o mínimo do mínimo sobre FIIs vamos a questão principal: é ou não é hora de se posicionar nesse tipo de ativo?
O questionamento surge devido ao comportamento histórico dos FIIs quando a taxa Selic começa a cair.
No gráfico a seguir podemos observar que nos últimos 10 anos os FIIs se valorizaram sempre que a taxa de juros caiu. Observe o gráfico a seguir:
Fonte: TradingView (2023).
Sendo assim, há uma tendência de que esse fenômeno aconteça novamente, por isso tantas perguntas e especulações nesse sentido.
Mas não é só a valorização das cotas que precisa entrar na conta. Pense comigo: FIIs são conhecidos por pagar poupudos dividendos. E com a queda dos juros, a vacância costuma diminuir, já que o poder de compra está maior. Logo, muitos fundos já se posicionam na busca de mais aluguéis — que vão para a conta de seus cotistas.
O momento parece positivo para esse tipo de ativo, mas é preciso sempre lembrar, claro, que eles devem ser apenas parte da sua estratégia para viver de juros. Ganhos passados não significam ganhos futuros. Diversifique a sua carteira e nunca coloque todos os ovos em uma cesta só.
Vamos em frente que atrás vem juros.
Até semana que vem!
Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.