Vivendo de Juros

O professor Eduardo Dantas traz dicas para investir e aproveitar a vida no "paraíso dos rentistas", que é o Brasil.

O que será da nova taxa Selic? Prepare seus investimentos

Eu não tenho uma bola de cristal que me diga qual será o resultado dessa reunião. Sendo assim, eu preparei uma análise simples e objetiva sobre o que poderá acontecer nos dois cenários mais prováveis

juros - freepik

icone de relogio 15/09/2023 10:35

Boa semana, meus caros amigos e amigas. Tudo bem com vocês?

Logo teremos uma nova reunião do COPOM para fixar a nova taxa Selic. A grande pergunta é se a queda de 0,5%, esperada pela maior parte do mercado, será confirmada.

Esse é o tema do meu último vídeo, aliás. Vou colocar aqui embaixo e, depois, segue o texto:

Infelizmente, eu não tenho uma bola de cristal que me diga qual será o resultado dessa reunião. Sendo assim, eu preparei uma análise simples e objetiva sobre o que poderá acontecer nos dois cenários mais prováveis:

  1. Queda de 0,5% na Taxa Selic;
  2. Manutenção da Taxa Selic.

Para explicar a minha análise, usarei 3 exemplos que são muito interessantes para quem quer viver de juros: Fundos Imobiliários, Renda Fixa e Imóveis.

E, gente, quem quiser falar direto comigo, pode chamar no WhatsApp por esse link: https://wa.link/qc5xs5

CENÁRIO COM QUEDA DE 0,5% NA TAXA SELIC

Caso isso venha a se confirmar o impacto direto será nas taxas praticadas nos financiamentos imobiliários. Com mais dinheiro no mercado, os imóveis tendem a ser mais negociados e, com isso, devem aumentar de preço.

Essa mesma análise vale para os Fundos Imobiliários que possuem imóveis em seu portfólio (Fundos de Tijolos). Nesse caso, o imóvel que compõe o Fundo Imobiliário tende a se valorizar e isso pode gerar um aumento no preço da cota do fundo, gerando aumento de patrimônio para o cotista.

Na contramão desse fluxo, as aplicações baseadas em Renda Fixa tendem a gerar menos rendimento aos seus investidores, afinal as aplicações baseadas em CDI começarão a pagar menos, devido à queda da SELIC.

Esse raciocínio também se aplica aos Fundos Imobiliários constituídos de títulos de renda fixa. Eles começarão a render menos, pagando menos aluguel aos seus participantes e, possivelmente, perdendo valor de mercado.

Todas essas suposições de mercado podem ser frustradas caso a SELIC mantenha o seu atual patamar em 13,25%

CENÁRIO COM A MANUTENÇÃO DA TAXA SELIC EM 13,25%

Esse cenário pode dar a entender que tudo que se pensou para a queda da SELIC será ao contrário, MAS NÃO É BEM ASSIM.

Os imóveis tenderão a se manter com o preço estável, pois não haverá uma alta exponencial da demanda e o preço não deve ser alterado de maneira expressiva. Sendo assim, parece que o momento de se adquirir imóveis é interessante, principalmente se imaginarmos que a SELIC continuará em uma tendência de queda, embora não ter baixado em Agosto.

Os Fundos imobiliários, tando de tijolos quanto os de papel poderão manter o seu preço e assim, permitir que os investidores se posicionem com mais tempo no mercado.

Os investimentos de Renda Fixa, principalmente os atrelados a SELIC, irão continuar entregando bons resultados e isso pode impactar positivamente a carteira no médio prazo. De qualquer forma, parece que o Ciclo de Alta das Rendas Fixas está chegando ao fim. Se isso for verdade, aproveitar esse momento para se posicionar no longo prazo, pode garantir altos rendimentos em um cenário de inflação controlada.

Um grande abraço e vamos em frente que atrás vem juros.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.